A IMPORTÂNCIA DAS LÂMPADAS DA MESA DE GRAVAÇÃO

Por muito tempo, a serigrafia era um setor com o qual as empresas não se preocupavam muito. Atualmente, o cenário mudou e todos estão em busca de melhoria contínua. Com isso começaram a estudar os principais motivos de uma boa gravação de telas e o porquê de fazê-las. Um dos fatores que interferem diretamente no resultado de sua gravação de matrizes é a Lâmpada da mesa de gravação.

Ela deve ser acompanhada de maneira adequada, pois também tem vida útil. Em muitos casos, ela não deixa de funcionar, porém a emissão de raios ultravioleta fica comprometida, e /ou o comprimento de onda emitida pela mesma já não é mais eficiente.

E isso na prática? Quando a lâmpada é nova, a gravação de uma matriz serigráfica é feita, por exemplo, em 2 minutos. Com o passar do tempo, a potência da mesma e qualidade do raio UV que a lâmpada emite começa a ficar comprometido e por isso este tempo começa a aumentar. Passa-se a gravar com 2,30 minutos, ou até mais. Para alguns isso pode ser normal, porém chegará o momento em que este tempo será superior ao dobro, e o processo se tornará lento. O ideal é seguir as instruções do fabricante da mesma no que diz respeito à quantidade de horas que a lâmpada tem como vida útil. E criar sistemas para que este controle esteja correto, como por exemplo, criar uma etiqueta para este controle, ou até mesmo solicitar junto ao fabricante da mesma e parceiro para fornecimento a medição da mesma por radiômetro.

Não negligencie esta etapa, ela é muito importante, e pode dificultar a revelação da tela serigráfica, ou o contrário, ela pode não gravar direito, ocasionando o desplacamento da emulsão, diminuir a resistência da mesma, e comprometer o trabalho final.

A Trindade Screen, pensando nisso, distribui lâmpadas UV de altíssima qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *